O primeiro pedaço de pão feito com fermentação natural instigou a padeira Flavia Maculan a abandonar sua carreira de pesquisadora em imunologia na Unifesp para botar um avental e fazer pães em casa. “Meus pais ainda acham uma deserção. Depois de tanto estudo, padeira jamais”, comenta.

Formada em biologia (e hoje especialista em pães), começou a produzir suas primeiras receitas em 2014, depois de provar, pela primeira vez, um pão feito a partir de fermentação natural. Aliás, desde que o mundo é mundo, o pão fermentado é feito de água fervente, farinha de trigo e variações de frutas. O processo de fermentação natural é longo e sem pressa.

c99a5a_b6894b6fa9744f688bfb4d6124b0c232

Como uma cidadã em busca de novidades, em todas as suas viagens procurava pelos melhores pães locais com fermentação natural, os mais artesanais e rústicos possíveis. Ela, que nunca havia colocado (literalmente) a mão na massa, caiu de amores por essa solução gastronômica presente nas mesas de todo mundo.

Ela também é muito fã do “pão-sem-nada”, todos com base de fermentação natural, água, farinha e sal. “Este tipo de fermentação, com a sua propriedade nata, cresce espontânea e lentamente. O pão começa a tomar forma quando tiver no ápice do fermento”, acrescenta. O pão com fermentação natural é rico em acidez, sabor e aroma. Sua casca é mais crocante e grossa.

c99a5a_61d9346d00fb4e79bb5345a985a54bc3

Depois de muitos elogios e de preparas cafés da manhã para familiares e amigos, ela optou por produzir os pães em casa. Suas criações caíram nas redes sociais e, a partir daí, foram encomendas e mais encomendas. O segredo é que ela toma cuidado e preza pela qualidade dos produtos, e usa a sensibilidade e o bom gosto para a preparação do pão. As matérias-primas são orgânicas, a água mineral e o sal é marinho. “A escolha dos ingredientes e a formulação das receitas são feitas sempre pensando num alimento mais saudável, saboroso e nutritivo”. “Todos os ingredientes são naturais, cheios de energia e feitos com combinações que trazem prazer e bem-estar para quem come”, completa Flávia.

Sempre reinventando receitas, entre as suas mais recentes criações está o matcha com gergelim preto. “As minhas combinações são realmente bem diferentes do que se costuma encontrar por aqui, procuro testar ingredientes que me dão prazer, bem-estar e equilíbrio”, garante. O mais pedido pela sua clientela é o de raspas de limão siciliano e papoula, o resultado é de encher os olhos e dar água na boca. Outro sucesso de venda é o pão com recheio de azeitona. “Essa combinação é perfeita, só de ver o pão, estimula o paladar e aumenta o apetite”, ressalta.

Por enquanto, só atende por e-mail (queropao@toast.fm) www.toast.fm