Além, de conversar com potenciais talentos o Dê as Caras também visita lugares bacanas para você conferir. A convite da Nespresso fui conhecer a origem da cultura do café no Brasil. É na Fazenda Serrano, em Carmo de Minas, em Minas Gerais, que os primeiros personagens nos esperam. A região é alta e rica em minerais que garante sabor e aroma únicos.

Da Fazenda Serrado, região privilegiada pela natureza onde o solo é fértil, com excelentes propriedades físicas e de excelente drenagem, se pode experimentar o aroma e a doçura dos frutos. Um perfume intenso faz todos identificarem a origem daquele aroma delicioso. O café gourmet que chega á xícara do consumidor envolve um processo longo e complexo que se inicia na preparação do solo para garantir uma planta saudável produtora de grãos de altíssima qualidade. É um trabalho diário dos fazendeiros que começa na colheita indo para a separação de grãos, secagem, torra, moagem e embalagem são processos importantes para preservar as características singulares de cada tipo de café.

José Antonio Carneiro Pereira, 49 anos de idade e 32 de lavoura, que ainda toma café todos os dias de manhã com seu pai de 82 anos, é a quarta geração de cafeicultores de uma família que está na profissão há mais de 100 anos. Compartilha comigo as suas histórias, ele que representa a nova geração de cafeicultores do país. “Tudo o que a gente conquistou na vida hoje foi através destes grãos de café”. Sendo assim, ele não hesitou em investir para melhorar a qualidade de seus produtos adotando métodos modernos de produção a fim de conquistar a aprovação da Nespresso.

Um dos charmes da viagem foi contar com cafezinho a todo momento sempre fresco, acolhedor e quentinho.

*************

Para quem ama café como eu, segue uma dica de roteiro localizado na capital paulista.

Acredite se quiser e visite assim que puder! Entre as avenidas movimentadas da cidade  está localizado o maior cafezal urbano, dentro do Instituto Biológico, o local recebe visitas gratuitamente mediante agendamento. Cafezal do Instituto BiológicoAv. Cons. Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana, São Paulo.

Tudo porque hoje é sexta!

Crédito: Reprodução